Em 2014, os ânimos
se acirraram nas redes sociais. Copa do Mundo e eleições foram o bastante para
que uma multidão se queimasse, falando demais.
O Twitter,
por exemplo, registrou 21,5 milhões de posts relacionados aos presidenciáveis
Dilma Rousseff e Aécio Neves. E as queixas contra crimes de ódio cresceram 84%
em outubro, de acordo com a Central Nacional de Denúncias de Crimes
Cibernéticos.
Muita gente perde o controle porque
embarca no que John Suler, professor da Universidade de Rider, em Nova Jersey,
apelidou de “efeito da desinibição online”, que consiste na impressão de que
estar atrás de uma tela significa o anonimato. A falsa proteção aumenta a
vontade de se expressar e instiga a agressividade.
Como as redes funcionam como uma
vitrine, esse impulso comunicativo pode manchar a reputação na vida
profissional. Engana-se quem pensa que os recrutadores ignoram os perfis
sociais, como Facebook,
Instagram e Twitter. Segundo um estudo do CareerBuilder, site americano de
recrutamento, 51% dos 2 138 empregadores entrevistados desistem de contratar
um candidato após verificar suas postagens.
Mesmo quem não está atrás de emprego
deve tomar cuidado: chefes e colegas observam como andam as publicações
alheias. “Uma atitude inflexível em uma discussão online passa a imagem de um
profissional que não sabe trabalhar em equipe”, diz Luís Testa, da Catho, site
de recrutamento, de São Paulo.
Para não cair em armadilhas e correr o
risco de virar meme, siga as regras para preservar (e melhorar) sua imagem
virtual.
1- Use ferramentas de privacidade
A lista de amigos não é homogênea: tem
chefes, ex-chefes, colegas e pessoas mais íntimas. Cada grupo pede um tipo
diferente de mensagem. O Facebook cria filtros e listas que podem ser aplicados
nos posts. Isso permite que alguém selecione só os amigos para compartilhar a
foto do Réveillon, e só os colegas quando quiser postar um texto
corporativo.
2 - Pense antes de publicar
As linhas do tempo são lotadas de
informações. Mas nem todas foram revisadas antes de ser publicadas. A
consequência? Posts com informações falsas e erros de português. “Não é
porque a internet é veloz que temos de nos posicionar com a mesma rapidez”, diz
Bia Granja, do site Youpix, especializado em internet.
3- Reclame na medida
As redes sociais viraram um grande SAC
da vida, com gente que usa os perfis só para desabafar. Reclamar de vez em
quando é normal, mas ser resmungão transmite uma imagem ruim. “Nenhum
recrutador verá com bons olhos uma pessoa que está o tempo todo insatisfeita
com tudo”, diz Ana Luiza Mano, fundadora do grupo Psicólogos da Internet, de
São Paulo.
4- Diminua a ostentação
Há a impressão de que, na internet,
todo mundo é feliz e só faz coisas incríveis. Postar imagens de viagens,
restaurantes, sapatos novos e festas em excesso passa a impressão de
ostentação.
O marketing pessoal exagerado não cola.
Profissionais que se autopromovem assim dão a entender que não assumem
falhas.
5 - Pegue leve nas críticas às
empresas
Todo cliente lesado por algum serviço
ou produto tem o direito de ficar bravo e reclamar. Desde que seja no lugar
certo. Melhor falar sobre o problema com a empresa ou em sites voltados para
reclamações.
Por mais que esteja irritado, mantenha
a cordialidade: pode ser que, daqui a um tempo, você pleiteie uma vaga na
empresa com a qual brigou.
6- Lembre-se que a zoeira tem
limites
Até os mais bem-humorados precisam ter
noção. Às vezes, uma piada pode ofender — mesmo que essa não tenha sido a
intenção. Avalie o tom do post e nunca faça comentários ofensivos disfarçados
de piadas.
Brincar com as minorias está fora de
cogitação: as empresas valorizam quem sabe lidar com a diversidade.
7 - Analise as redes
Cada rede tem um perfil específico que
deve ser levado em conta. Não pega bem postar convite para seu aniversário no
LinkedIn ou compartilhar seu currículo no Facebook.
8 - Publique com moderação
Crie uma rotina para seus posts e uma
frequência tolerável para se expor online. Quem escreve demais parece que está
viciado, comportamento que pode prejudicar a produtividade e ser malvisto pelos
chefes.
9 -Seja coerente
As redes sociais devem refletir quem
você é na vida real. Não adianta se esconder atrás da tela e criar uma imagem
diferente da mostrada no trabalho.
As pessoas percebem a incoerência e
ficam em dúvida sobre a personalidade. Preste atenção também nos seus contatos:
não adianta tomar cuidado com o perfil se todos os seus amigos parecem ser
exatamente o contrário de quem você é.
10 - Saiba que o anonimato é lenda
Antes de publicar qualquer coisa,
imagine se teria coragem de dizer aquilo pessoalmente, sem se envergonhar ou se
arrepender no futuro. Na dúvida, apague o que escreveu. Essa atitude demonstra
maturidade e o entendimento de que nem tudo precisa ser compartilhado.
11 - Controle as emoções
Todo mundo perde a cabeça e fala
bobagem. Só que na internet o escorregão, às vezes, fica imortalizado. Respire
fundo antes de se manifestar. Responder com classe a uma provocação impressiona
os chefes, pois significa inteligência emocional.
12 - Evite falar sobre sua empresa
Se estiver com um problema no seu
trabalho, não espalhe nas redes. Fazer isso não soluciona nada e só gera
mal-estar — além de mostrar que o profissional não tem maturidade para chamar o
chefe para conversar e tentar resolver a questão.
13- Cuidado com a linguagem
Vários mal-entendidos ocorrem porque as
palavras para certos posts não foram bem escolhidas e possuem um tom indelicado
ou irritado. Evite caixas altas, por exemplo, que são consideradas gritos na
internet.
14 - Mantenha a discrição
Se a discussão com um de seus contatos
ficar mais séria, opte por uma conversa particular para evitar a exposição de
seus problemas ou pontos de vista polêmicos. Discrição na hora de resolver
pendências é uma competência essencial em momentos de crise.
15- Leia a política de
privacidade
As empresas têm regras claras para o
uso das redes sociais no ambiente corporativo. Descobrir qual é o código de
conduta adotado pelo local onde trabalha minimiza erros, como compartilhamento
de informações sigilosas.
16 - Saia da bolha
A dinâmica das redes contribui para que
apenas conteúdo parecido com o que você posta apareça na linha do tempo. Isso
colabora para que as pessoas ignorem que existem opiniões e assuntos
diferentes.
É importante dar valor a informações
que não fazem parte do dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário