terça-feira, 31 de dezembro de 2013
domingo, 29 de dezembro de 2013
QUAL É A GRAÇA?
Este é o vídeo ''engraçado'',analisem a situação...
Por Abdon Marinho
Qual é a graça?
Segundo um amigo, fora nossas tragédias do dia a dia, o assunto que mais “bombou”, na internet essa semana foi a inauguração de uma escada rolante na cidade Chapadinha. Confesso que cheguei a ver algo nas páginas de relacionamento ou em algum dos blogues que costumo acessar, porém sem dá muita importância. Pensei: mais um vídeo como tantos que pululam a internet sobre os mais variados assuntos.
O amigo então me disse do que se tratava e o estranhamento que causou na capital, onde muitos passaram a criticar o fato de se inaugurar uma escada rolante e mais ainda o fato de uma grande quantidade de pessoas chegarem a se aglomerar e a causar um certo tumulto para “andar” na dita escada.
Voltei a um blogue e vi que o titular diz parecer piada o acontecido na cidade de Chapadinha. Esse aliás, o comportamento da maioria da população. Acharam engraçado, alguns, nas redes sociais, disseram ser bizarro (palavra que nos últimos tempo tem servido para quase tudo). Pensava sobre isso no retorno para casa. O fato não tem nada de engraçado, pitoresco ou bizarro.
Na verdade, é mais um motivo de vergonha para o nosso estado. Entendo que este acontecido deva servir para reflexão, sobre o nosso modelo de desenvolvimento, um modelo tão "igualitário" que em uma cidade do porte da cidade em referência, as pessoas provoquem todo aquele tumulto para “andarem" de escada rolante. Com mais de 76 mil habitantes o Município de Chapadinha é um dos maiores do Maranhão. A sua sede é uma referência regional, é a maior cidade do alto parnaíba, ainda assim, como de resto em todo o estado, as pessoas não tem acesso as coisas que em outros lugares são corriqueiras ou triviais.
O mais grave não é as pessoas não conhecerem uma escada rolante, formarem filas para usar e a loja até disponibilizar um instrutor para auxiliar as pessoas no uso de tão "moderno" engenho. Isso é o mínimo. A maioria das cidades do estado não possuem construções com mais de dois pisos, na verdade a maioria é de construções térreas. Logo não é estranho que as pessoas não conheçam o engenho que foi inaugurado.
O nosso povo é muito simples, vive em um mundo de muita miséria. Num dos comerciais do governo do estado fica bem explicito esta situação quando um avô narra o encantamento do seu netinho com uma estrada asfaltada. Ele diz que criança voltou para ele contando a maravilha que era a estrada, uma estracinha “brilhosa”. Vez por outra lembro da história da estracinha “brilhosa". Dimensionem isso. A criança encantada com uma estrada. Aí ignoram que as pessoas se espantem com uma escada rolante?
Nossos irmãos, motivos de risos para alguns, são vítimas de uma estado que não lhe garante sequer o conhecimento de coisas básicas, essenciais, capazes de se encantarem com uma estrada, como mostrado no comercial que vende o governo do estado.
Quem conhece o Maranhão sabe que essa é a nossa realidade. A maioria da nossa população vivendo em condições subumanas, sem acesso a coisa nenhuma. Muitos não sabem o que é ter água encanada, muitos não sabem o que é uma rede esgoto, muitos sequer têm banheiro em casa. Muitos que falo, é a maioria da população. Isso em pleno século 21, tempo da alta tecnologia, da robótica, da comunicação em tempo real, da internet, etc. Pois nestes tempos em que para alguns as coisas parecem tão normais, temos pessoas que não sabem o que é ter um banheiro com um vaso sanitário, uma torneira com água corrente, pessoas que não sabem o que é uma estrada asfaltada, muitos amanhecem e anoitecem sem ter o que colocar numa panela para comer. É essa é a realidade.
Antes de nos causar riso, a cena vivenciada em Chapadinha deve nos causar indignação, nos fazer sentir humilhados por vivemos num estado onde, em pleno século 21, esse tipo de coisa ainda acontece.
O vídeo exibido como motivo de escárnio por muitos, assim como a estrada “brilhosa" que o governo do estado exibe de hora em hora, deveria nos fazer refletir, sobre o que vem acontecendo com o nosso estado onde bem poucos tem muito enquanto a maioria da população ainda se encanta com uma escada rolante, com uma estrada, com uma ambulância…Não é engraçado que nossos irmãos vivam na idade da pedra.
As pessoas precisam se darem conta que isso é um dos sinais da nossa desgraça. E, que a desgraça não tem graça nenhuma.
Fonte: https://www.facebook.com/abdon.marinho/posts/663104910407678
sábado, 28 de dezembro de 2013
ESCRAVOS DA POLÍTICA
Por Abdon Marinho
Escravos da política
Nos jornais dos últimos dias tenho visto um tema recorrente: A questão do trabalho escravo. Acho interessante que se apure e se investigue tudo relacionado ao assunto. O que estranho é que somente agora alguns deputados estaduais tenham acordado para um assunto que é tão relevante.
Como se diz no meu interior, desde que me entendo por gente, que escuto as histórias dos "gatos" que arregimentam mão de obra no interior do Maranhão para trabalharem em grandes lavouras, na construção civil, etc, e sobre as condições de trabalho que vivem esses trabalhadores. Não é segredo para ninguém isso. Denúncias sobre condições desumanas de trabalho já foram colocadas nas contas de advogados, juízes, deputados e de diversas empresas.
Pesquisas apontam o Maranhão como um dos estados da federação que mais exportam mão de obra. A falta de perspectivas no estado levam dezenas de jovens, alguns adolescentes ainda é a pais de famílias a irem tentar a sorte noutras paragens.
Este ano mesmo, num acidente numa obra em São Paulo, morreram dez operários, destes, nove eram maranhenses. Eram pessoas que foram em busca de oportunidades que não encontraram no nosso estado. Quis o destino que estes nove maranhenses encontrassem naquela terra longínqua, ao invés do sucesso, a tragédia que lhes levou a vida e se abateu sobre suas famílias.
São milhares de maranhenses compartilhando esta realidade. Ter de deixar suas famílias em busca de um destino melhor. Faz tempo que é assim. Quantos não foram desterrados para os garimpos do Pará, Rondônia, Amapá e até das Guianas? Quantos não tiveram que descer para Tocantins, Goiás. Minas Gerais ou São Paulo? Muitos foram até para o Piauí em busca de melhores condições.
Fico feliz em ver que a Assembleia Legislativa resolveu criar uma comissão para passar essa tragédia anunciada a limpo. Já não era sem tempo. Pois poucos foram, até aqui, a se mostrarem preocupados com a situação dos maranhenses compelidos a deixarem o estado. As tragédias se sucedendo e suas excelências ignorando o êxodo que ocorre sob suas vistas.
Querem discutir a questão do trabalho escravo? Ótimo, que o façam abordando as questões a partir de suas origens e consequências. Investiguem quantos maranhenses tiveram que deixar o estado, onde e como estão? Em que condições estão trabalhando? Que medidas o estado deve adotar para que voltem a trabalhar próximo a suas famílias?
Ainda que por vias tortas, é bom saber, que finalmente a Assembleia Legislativa resolveu enfrentar esse debate, incluindo o assunto na sua ordem do dia. Fico feliz em ver que deputados de quem nunca se ouviu um pronunciamento sobre estas mazelas, sobre a escravidão a que está submetido os nossos trabalhadores, de repente parecem ter incorporado a Princesa Isabel e chamado para si esse grande debate. Não faz muito tempo que um projeto de lei que negava benefícios a empresas com histórico de trabalho escravo penou para ser aprovado e penou mais ainda para ser sancionado pela governadora. Não faz muito tempo, a empresa contratada para organizar o arraial junino, patrocinado pelo próprio governo foi acusada de manter empregados em situação que violava as normas trabalhistas. Neste caso e em tantos outros, que não nos cabe narrar, nunca se ouviu um queixume de protesto. Não lembro de ter ouvido, igualmente, protestos quando da morte dos trabalhadores no Estado de São Paulo. Se alguém disse algo, foi de tal forma discreto que não registramos.
Agora suas excelências dizem que querem investigar esses problemas, como disse, já não era sem tempo. Que se investigue, que se coloque à vista de toda a população a situação dos trabalhadores maranhenses, quais as origens e as razões pelas quais eles têm que se submeter ao trabalho escravo e que apoio recebem do estado para que não se submetam a ela.
Esse é um debate sério demais para servir de pano de fundo para campanha eleitoral ou ser usado por uma politicalha rasteira. Se suas excelências desejam ser levadas a sério que trabalhem de forma transparente, buscando o apoio da sociedade civil organizada e suas entidades, para juntos encontrarem as razões do problema e as melhores soluções para o mesmo.
Fazer diferente é atestar que de fato não querem investigar coisa alguma e que, ao contrário do alardeiam, suas reais preocupações, nada tem a ver com a real situação dos trabalhadores e sim, buscar um discurso contra este ou aquele adversário. O que seria uma pena, pois um debate grande não pode ser diminuído por interesses subterrâneos de homens de caráter diminutos. Estes são tão escravos quanto os trabalhadores que juram quererem libertar. Escravos de uma política que impede o Maranhão de crescer e de se tornar maior que suas mazelas.
Fonte : https://www.facebook.com/abdon.marinho/posts/662799977104838
sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
Paulo Ghiraldelli falando o que pensa: “filósofo” da extrema-esquerda pede estupro de Rachel Sheherazade
Por Luciano Henrique
Como já falei várias vezes, o fato de entendermos que os esquerdistas adotam uma moral psicopática não implica que todos eles sejam clinicamente psicopatas. Conforme o livro Political Ponerology, de Andrzej Łobaczewski, muitos líderes psicopatas conseguem fazer com que vários de seus seguidores (que muitas vezes não são psicopatas, em termos clínicos) comportem-se de maneira exatamente igual a um psicopata. Ademais, o esquerdismo sempre foi o lar natural dos psicopatas.
Em agosto de 2013 fiz o post “Quando esquerdistas falam o que pensam…”, onde mostrei vários esquerdistas norte-americanos falando aquilo que realmente sentem: vontade de matar e/ou destruir os seus adversários.
Qual o motivo pelo qual fazem isso? Há vários motivos possíveis. Um deles pode ser a pura sede de sangue. Outro, que atende à Lei da Parcimônia, conforme Guilherme Occam, pode ser simplesmente a proteção de benefícios particulares obtidos a partir do esquerdismo.
A dinâmica, neste caso, é simples até demais. O esquerdista beneficiário aprendeu a conquistar a plateia com um discurso focado em “proteção de minorias”, e outros discursos do tipo. Em suma, ele apela ao emocional dos incautos (como os bons psicopatas fazem), mas sempre com um discurso mais falso que propaganda de pasta de dente. Não que proteger uma minoria seja automaticamente uma mentira, mas os discursos de vitimismo que eles fazem sempre são baseados em demandas falsas, geralmente para capitalização política e, naturalmente, vão resultar em solicitações de inchaço estatal. Assim, é esperado que muitos deles reajam violentamente quando denunciamos a falsidade contida neste tipo de discurso, sempre permeado por hipocrisia e vigarice. Não é que eles sejam incoerentes com o seu discurso, mas sim coerentes com o comportamento de psicopatas (ou emuladores de psicopatas, como já disse) que manipulam as emoções da patuleia, mostrando o que realmente são quando são expostos e colocados em situações constrangedoras.
Foi exatamente o que ocorreu com Paulo Ghiraldelli. Qualquer pessoa em sã consciência sabe que todo adepto do feminismo deve morrer de rir daqueles que ainda acreditam que ele e seus amigos lutam contra “uma cultura de estupro”, que seria o pretexto pelo qual eles poderiam apoiar um movimento tão nonsense quanto a Marcha das Vadias. Por isso mesmo não surpreende que ele peça, em público, o estupro de Rachel Sheherazade, jornalista conservadora que tem incomodado muito a extrema-esquerda nos últimos tempos.
Veja abaixo:
Em poucos caracteres, a hipocrisia de Ghiraldelli é revelada de forma retumbante. Ele, que sempre capitalizou defendendo o discurso feminista vitimista dizendo haver uma cultura de estupro somente por que homens valorizam a beleza feminina, agora defende de maneira formal o estupro de alguém que ele não gosta. Novamente, a ironia: aqueles a quem ele e sua turma acusam de “promotores de cultura de estupro” quase sempre são inocentes, enquanto ele é culpado e as imagens do Twitter provam isso. (Para que não digam que eu exagerei leiam os livros de Ghiraldelli “Richard Rorty - a Filosofia do Novo Mundo Em Busca de Mundos Novos” e até mesmo o recente “Filosofia política para educadores – democracia e direitos de minorias”. Em ambos existe a defesa formal de estipulação de demandas falsas somente a “título de conscientização”. No livro sobre Rorty, ele diz que “inventar direitos inexistentes” é legítimo, se a causa compensar. É praticamente uma apologia da mentira disfarçada de filosofia.)
Rachel Sheherazade, em seu Twiter, questionou:
Parece que Ghiraldelli pediu desculpas, pois, segundo ele, parece que não disse o que disse. Ou talvez ele tenha dito que alguém invadiu a conta dele. Ou talvez um espírito possuiu sua alma para que ele escrevesse aquilo. Mas a imagem abaixo mostra que Rachel tem todas as razões para processar esse sujeito - eu diria até mais: obrigação moral de fazer isso. Deve-se tomar cuidado para não cair na lábia de um especialista em manipular as emoções alheias. O tipo de gente que faz isso eu já falei no início do post, não?
Vejamos, então, o que disse Ghiraldelli:
Espere aí: antes ele disse que não disse o que disse, mas depois disse que “apenas disse” para eliminá-los do Facebook. Contradição clara. Claro que esta última esfarrapada é mais falsa que menstruação de travesti, pois ele não depende de uma mensagem de indução ao crime para expulsar a opinião dissidente de seu Facebook. Na verdade, ele poderia postar qualquer outro chamariz.
Aliás, mais um detalhe inconveniente para Ghiraldelli: o sujeito chama os conservadores de “as fanáticas da direita política”, e aí diz que são “gente fracassada, invejosa, magoada”. Mas se ele usa o gênero feminino para se referir AOS conservadores (que incluem tanto homens quanto mulheres), então rotula os homens conservadores de homossexuais. Ou seja: além de promover a cultura de estupro, que ele imputa a pessoas que nem de longe são culpadas disso (ao passo que a culpa de Ghiraldelli é flagrante), também promove homofobia.
É, Ghiraldelli, parece que a melhor solução para você é ficar calado, pois cada emenda está saindo pior do que o soneto.
Mas que ele não se incomode tanto: não é por causa de seu comportamento que sabemos da extrema hipocrisia da esquerda, junto ao comportamento digno de psicopatas. Cito de novo o post “Quando esquerdistas falam o que pensam…”, quando outros esquerdistas fizeram exatamente o mesmo.
Que Rachel não se deixe manipular pelo jogo emocional de Ghiraldelli, pedindo desculpas, mas depois dizendo que “postou só para obter reação” (a grande desculpa esfarrapada de fim de ano). Qualquer coisa menor do que um processo nas fuças desse sujeito é pouco!
Fonte: http://lucianoayan.com/2013/12/27/paulo-ghiraldelli-falando-o-que-pensa-filosofo-da-extrema-esquerda-pede-estupro-de-rachel-sheherazade/#comment-24402
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Música para crianças pequenas
Esse é meu anjinho,de 2 anos e 4 meses,está ouvindo a canção ''as rosas não falam''(Carlota), na voz da Luciana Mello.
Meu anjo gosta de ouvir músicas antigas,mas também não dispensa as musiquinhas atuais de criança (rsrsr).Outra antiga que ele gosta é a canção ''ave de arribação''(Javier de Mayabá),na voz da Flávia Bittencourt.Além das músicas clássicas(rsrsr).
Obs: Não é permitido criança menor de 7 anos usar fone de ouvido,meu filho está usando,mas ele ouve bem baixinho,mas costumo mesmo é colocar para ouvir sem fone,pois sei que não é bom para audição dele,ainda mais se o som é alto.Por isso não façam isso com seus filhos (rsrsr).
Fiquem com a matéria abaixo:
Escrito para o BabyCenter Brasil
Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil
Como a música pode ajudar meu filho?
Bebês e crianças pequenas, de 1 a 3 anos, têm muito a ganhar ouvindo música. É divertido e estimula o movimento, o que é importante para os pequenos desenvolverem habilidades físicas e coordenação motora. Crianças aprendem se movimentando.
A música também ajuda a fortalecer seu vínculo com seu filho, pois ele vai adorar ver você dançar ou cantar. Imagine só a alegria que vocês vão compartilhar dançando ao som de melodias suaves, ou como ele vai se divertir pulando com músicas mais enérgicas.
Não há provas científicas de que crianças expostas à música desde cedo fiquem mais inteligentes, como se chegou a acreditar. Mas há muitos outros benefícios.
Que tipo de música é melhor para o meu filho?
Deixe seu filho escutar o que ele gostar. Experimente suas próprias músicas favoritas. Não é porque ele é criança que só pode ouvir música de criança. Teste música erudita, samba, rock, o que quiser. Qualquer opção com uma boa melodia ou uma batida interessante funciona -- mas músicas lentas podem funcionar melhor na hora de dormir.
De manhã, toque música clássica (experimente algo bem alegre, como um concerto para piano de Chopin ou "As Quatro Estações", de Vivaldi), para ele acordar com o astral leve e para cima.
Crianças mais velhas podem gostar ainda de músicas com letras que consigam acompanhar. Há muita coisa boa no mercado de música infantil. Músicas de adulto que tenham letras interessantes ou engraçadas também façam sucesso.
Na hora de escolher a música, pense em algo simples e alegre. Talvez você prefira ficar longe de rock, grunge ou rap, mas tudo depende de cada família.
As seleções musicais não precisam ser só gravadas. Cante você, de vez em quando. Músicas com trocadilhos, como "O sapo não lava o pé", são divertidas, assim como as com gestos. Se seu repertório está meio enferrujado, pergunte na escola que música as crianças gostam de cantar, ou então em uma loja de CDs.
Tocar um instrumento musical ajuda a criança?
Sim, se a criança tiver pelo menos 3 anos. É quando os circuitos do cérebro necessários para o aprendizado de música começam a amadurecer. Estudos sugerem que aulas de música beneficiam o cérebro. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Irvine mostra que crianças de 3 e 4 anos que estudavam piano se saíram melhor em testes que mediram seu raciocínio espacial e temporal (a capacidade de pensar no espaço e no tempo) do que as que não estudavam o instrumento.
O autor do estudo, Gordon Shaw, diz que essas crianças podem até aprender a decifrar problemas matemáticos complexos mais cedo do que outros que não tiveram treinamento musical. O piano é um bom instrumento para começar, diz Shaw, porque as crianças não precisam ser boas em um dedilhado especial, como acontece com o violão ou violino.
Além disso, a progressão linear das teclas do piano ajuda a entender o conceito de escala musical.
Outro estudo sugere que aulas de música aguçam o cérebro, mas a pesquisa foi feita com crianças mais velhas. Cientistas da Universidade Chinesa em Hong Kong publicaram um estudo na revista "Nature" afirmando que crianças que estudaram música por pelo menos seis anos, antes de completar 12 anos, aprenderam mais palavras do que as outras.
Martin Gardiner, da Escola de Música de Providence, em Rhode Island (EUA), examinou o efeito das aulas de música e de arte em um grupo de crianças de 5 a 7 anos que eram consideradas "atrasadas". De acordo com a revista "The Economist", após sete meses de aulas, o grupo passou por um teste de leitura, escrita e matemática e mostrou que havia alcançado os outros amiguinhos em leitura e escrita e que os havia ultrapassado em matemática.
Atenção aos limites
Deixe a música ser uma parte integral da vida de seu filho, mas não tente transformá-lo em um gênio musical. Crianças-prodígio, como Mozart, que escreveu sua primeira sinfonia aos 8 anos de idade, são raras.
Se você oferecer ao seu filho a chance de viver cercado de música, variando os estilos, ele provavelmente será uma pessoa que gostará de todo tipo de música, o que já é grande coisa.
Encoraje-o a aprender um instrumento musical, mas não force. Deixe-o curtir. É um processo de enriquecimento. O importante é manter a música presente. Quando você expõe uma criança à cultura, ela adquire um gosto pelas coisas da vida que proporcionam bem-estar e satisfação -- como a música.
É melhor não deixar seu filho usar fones de ouvido. A audição dele é preciosa. Na adolescência têm sido muito frequentes as lesões auditivas sérias e definitivas pelo uso de fones de ouvido em volume elevado.
Fones de ouvido só devem ser permitidos a partir dos 7 ou 8 anos de idade, e mesmo assim se a criança obedecer aos pais e não exagerar no volume. Se outra pessoa consegue ouvir qualquer som, que não a que está com os fones, é porque o volume está muito alto.
Eleições 2014: o que nos espera no próximo ano?
Por Robert Lobato
O ano de 2014 promete.
Tempos de Copa do Mundo e de eleições quase gerais, quando a cidadania será chamada às urnas para escolher presidente da República, senadores, governadores, deputados federais e deputados estaduais, 2014 será, como diria Roberto Carlos, marcado por “muitas emoções”.
No tocante ao Planalto a tendência é a confirmação da reeleição da presidenta Dilma (PT), já que até o momento não há um projeto de nação que se apresente melhor do que este em curso no país desde 2003. Assim: de um lado temos os tucanos meio que perdidos, sem rumo, dando cabeçada. Do outro, o consórcio Rede/PSB sem dizer concretamente a que veio; ninguém sabe se é oposição, governo, governo envergonhado, se de esquerda, centro ou direita. Na verdade, o projeto Eduardo Campos/Marina Silva ainda é uma ilustríssima incógnita.
Já no Maranhão…
Em relação à sucessão da governadora Roseana Sarney o buraco parece ser mais embaixo.
A eleição de governo tende a ser muito disputada e, salvo maiores surpresas, polarizada entre o candidato do governo, Luis Fernando (PMDB), e candidato oposicionista Flávio Dino (PCdoB).
A candidatura Eliziane Gama (PPS) necessita ainda de certos “temperos políticos” para se viabilizar enquanto projeto que dispute concretamente a eleição, mas ainda assim conta com a simpatia de uma boa parcela do eleitorado que não aceita o Maranhão ser visto apenas em um retratado branco e preto (Sarney x Antissarney).
Tem ainda as candidatura do partidos mais à esquerda do espectro político (PSOL, PSTU, PBC etc), que podem pontuar bem na eleição a ponto de contribuir para que o pleito seja decidido somente no segundo turno.
De qualquer forma, a eleição terá nas pessoas de Luis Fernando e Flávio Dino (se não houver a inversão da chapa, ou seja, Flávio Dino senador e Roberto Rocha governador, mas isso é uma outra história) os protagonistas principais.
A eleição para o Senado Federal, ainda que muito importante, não é a que de fato mobiliza ou chama a atenção do eleitor, que está interessado é sobre quem vai governar os destinos do Maranhão pelos próximos quatro ou mais anos – sem falar que a disputa pelo pleito senatorial ficará mais clara após Roseana decidir se sairá candidata ou permanecerá no governo.
Guardo comigo a convicção de que, seja Luis Fernando, seja Flávio Dino, quem ganhar a eleição para governador terá todas as condições de inaugurar um novo ciclo político, econômico e social no Maranhão.
Flávio Dino
O candidato do PCdoB tem levado a mensagem de “boas-novas” para os maranhenses através dos tais “Diálogos pelo Maranhão”. Ganhando a eleição terá que mostrar serviço desdo o dia 1º de janeiro de 2015. Se começar com o lenga-lenga de que terá que arrumar a casa por causa dos “50 anos da oligarquia” será o sinal de que o seu governo está fadado ao fracasso.
Outro desafio num eventual governo Flávio Dino será o de acomodar interesses dos mais difusos, uma vez que deverá reunir em torno do seu projeto partidos políticos que vão do PCdoB, passando pelo PSB, PDT, PTC, PP até o PROS, do legendário reacionário Zé Vieira. Não é nada fácil imaginar como o comunista administrará um trem desse.
Luis Fernando
Candidato do grupos Sarney vai liderar uma aliança de centro-esquerda que deverá contar ainda com o PT .
Luis Fernando é o candidato que pretende renovar conceitos e práticas de gestão do grupo a qual pertence, tarefa não menos complicada do que a de Dino em querer transformar o Maranhão aliado com gente da extrema-direita e um punhado de sarneysistas arrependidos.
Entretanto, a favor do peemedebista há o fato da sua experiência administrativa associada à consciência de grupo que há em torno de si. Os interesses a serem geridos por Luis Fernando também são muitos, mas todos os atores já estão adaptados às condições do poder, o que ajuda bastante na administração dos conflitos.
O candidato governista tem defendido também a “mudança” numa tentativa da palavra não ser monopolizada pelo seu principal concorrente.
Por fim, ressalta-se que a opinião do Blog do Robert Lobato é dada em cima de fatos que marcam a conjuntura atual. Daqui até as convenções de abril muita coisa pode acontecer e o que hoje se apresenta como “quadro definitivo”, amanhã pode mudar completamente.
Não podemos esquecer que estamos tratando sobre política, onde os adversários que trocam ofensas atualmente, no futuro podem trocar deliciosos e apaixonados beijos.
E na boca…
Fonte :http://robertlobato.com.br/eleicoes-2014-o-que-nos-espera-no-proximo-ano/
quarta-feira, 25 de dezembro de 2013
Quais são os equívocos mais comuns sobre o nascimento de Jesus Cristo?
A típica história que nós repetidamente ouvimos é:
"Na noite de 25 de Dezembro, cerca de 2000 anos atrás, Maria se dirigia a Belém montada em um jumento, à beira de dar à luz o seu bebê. Embora fosse uma emergência, todas as hospedarias lhes negaram abrigo. Então eles tiveram Jesus em um estábulo. Em seguida, os anjos cantam aos pastores, e depois todos se juntam aos três reis magos montados em camelos no louvor ao silencioso recém-nascido."
O problema é que essa história pode estar quase completamente errada. Os eventos que rodearam o nascimento têm sido recontados tantas vezes de tantas formas - em peças, poesias, livros e filmes - que a maioria das pessoas têm uma visão distorcida dos verdadeiros eventos. O único registro preciso é o que se encontra na Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus.
- Maria montou num jumento para chegar em Belém? Talvez, mas há várias outras possibilidades. A Bíblia não diz como ela chegou a Belém. Diz apenas que ela foi acompanhada por José.
- Maria chegou a Belém na noite em que ela deu à luz? A Bíblia não sugere isso. Eles podem ter chegado semanas antes. A Palavra de Deus simplesmente diz: "E aconteceu que, estando eles ali [em Belém], se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz" (Lucas 2:6). Chegar na cidade bem antes dessa data faria mais sentido. A jornada de Nazaré a Belém normalmente durava três dias.
- José ou Maria falaram com algum hoteleiro? Talvez, mas não há razões bíblicas fortes para acreditar que sim. Embora hoteleiros sejam importantes personagens em muitas peças de Natal, nenhum hoteleiro é realmente mencionado no registro bíblico do nascimento de Cristo. Além do mais, é bem possível que Maria e José tenham na verdade se hospedado numa casa com parentes, não em algum tipo de hotel dos tempos bíblicos.
- Jesus nasceu em um estábulo?Ou em um celeiro? Ou em uma caverna? A Bíblia não menciona nenhum desses três lugares em conexão com o nascimento de Cristo, menciona apenas uma manjedoura. A Escritura diz apenas que eles deitaram Jesus em uma manjedoura porque não havia nenhum lugar para ele no quarto de hóspedes. A palavra grega usada na Escritura é kataluma, e pode significar quarto de hóspedes, alojamento ou hospedaria. Na única outra vez que aparece no Novo Testamento, essa palavra significava um quarto amplo e mobiliado de um sobrado, dentro de uma casa particular. É traduzido como quarto de hóspedes, não como hotel (Marcos 14:14-15). De acordo com nossos peritos em arqueologia bíblica, Jesus provavelmente nasceu na casa de parentes, mas for a da sala e do quarto de hóspedes.
- "Longe, numa manjedoura, o bebê acorda, mas o pequeno Senhor Jesus, não grita nem chora." Embora essas palavras sejam a tradução de uma bela canção, não podemos ter certeza de que Jesus não chorava. A Bíblia não registra isso.
- Os anjos cantaram aos pastores fora de Belém? Talvez, mas a Bíblia não diz especificamente que os anjos cantaram. Ela diz que primeiro um anjo apareceu e falou, "e, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus" (Lucas 2:13).
- Os anjos estavam presentes na hora do nascimento? Parece lógico presumir que sim, mas, a Escritura não menciona isso, e não há provas de que os anjos estivessem visíveis a Maria e José nesse momento.
- Três reis magos montados em camelos estavam presentes no nascimento de Jesus? A Bíblia não fala que nenhum rei ou camelo visitou Jesus.
Ela menciona que homens sábios (“magos”) foram, mas não diz quantos. Nenhum dos primeiros Pais da Igreja sugeriu que os magos eram reis. Como a palavra "magos" usada na Bíblia está no plural, havia aparentemente ao menos dois deles, e pode ter havido mais - até mesmo muitos mais deles. A Bíblia menciona apenas que três presentes caros foram dados por eles - ouro, incenso e mirra, mas isso não indica necessariamente o número dos magos. Não há prova de qual era o país de origem desses homens.
E mais, os sábios homens claramente não visitaram Jesus enquanto ele ainda estava deitado na manjedoura, como é comumente apresentado em cartões e peças. Os magos não chegaram até algum tempo depois da apresentação de Cristo no Templo em Jerusalém (Lucas 2:22-39). Nesse momento, a Escritura se refere a Jesus como uma "criança", não como um "bebê". É possível que o pequeno Jesus já estivesse andando e falando então. Com base nos cálculos do Rei Herodes e dos magos (Mateus 2:16),Jesus podia já ter dois anos ou menos.
- Jesus nasceu em 25 de Dezembro, ou ao menos em Dezembro? Embora não seja impossível, parece improvável. A Bíblia não especifica um dia ou mês. Um problema com Dezembro é que seria fora do comum que pastores estivessem “pastoreando nos campos” nesse frio período do ano, quando os campos ficavam improdutivos. A prática normal era manter os rebanhos nos campos da Primavera ao Outono. Além disso, o inverno seria um tempo especialmente difícil para Maria viajar grávida pelo longo caminho de Nazaré a Belém (70 milhas).
"Um período mais provável seria em fins de Setembro, no tempo da Festa dos Tabernáculos, quando uma viagem como essa era comumente admitida. Além do mais, crê-se (embora não seja certo) que o nascimento de Jesus foi próximo ao final de Setembro. A concepção de Cristo, contudo, pode ter ocorrido no final de Dezembro do ano anterior. Nossa celebração de Natal pode ser vista como uma honrada observação encarnação do 'Verbo que se fez carne' (João 1:14).
…É provável que esse maravilhoso anjo liderando as hostes celestiais em louvor, fosse Miguel, o arcanjo; essa ocasião foi posteriormente comemorada pela igreja primitiva como Miguelmas ('Miguel enviado'), em 29 de Setembro, a mesma data da Festa dos Tabernáculos. Seria no mínimo apropriado para Cristo ter nascido nessa data, porque foi em Seu nascimento que que 'o Verbo se fez carne e habitou (literalmente tabernaculou) entre nós' (João 1:14).
Isto significaria, então, que Sua concepção, não Seu nascimento, ocorreu no final de Dezembro. Além disso, pode perfeitamente ser que quando celebramos o nascimento de Cristo no chamado 'Natal', nós estejamos na verdade celebrando Sua concepção miraculosa, o tempo em que o Pai enviou o Filho ao mundo, no ventre da virgem. Esse, o mais obscuro período do ano, o período da festa pagã 'Saturnália', e o período em que o sol (a 'luz do mundo' física) está mais distante da Terra Santa - seria certamente um período apropriado para Deus enviar a 'luz do mundo' espiritual ao mundo, como o 'Salvador, que é Cristo o Senhor' (Lucas 2:11)" [Dr. Henry M. Morris, The Defender's Study Bible (notas de Lucas 2:8,13)].
(O Natal é uma celebração especial da ceia do Senhor - chamada de missa pela Igreja Católica Romana e de ceia pela maior parte das Igrejas Protestantes.)
- Por que muitos cristãos celebram o Natal em 25 de Dezembro, se não foi nessa data que Cristo nasceu?
Essa data foi escolhida pela Igreja Católica Romana. Devido ao domínio de Roma sobre o mundo "Cristão" por séculos, a data se tornou tradição por toda a cristandade…
O significado original de 25 de Dezembro é que esse dia era um popular dia festivo de celebração do retorno do sol. Em 21 de Dezembro ocorre o solstício de inverno (o mais curto dia do ano e assim um dia chave no calendário), e 25 de Dezembro era o primeiro dia no qual os antigos podiam notar claramente que os dias estavam se tornando maiores e que a luz do sol estava retornando.
Assim, por que 25 de Dezembro foi escolhido para lembrar o nascimento de Jesus Cristo com uma missa (ou ceia)? Como ninguém sabe o dia de Seu nascimento, a Igreja Católica se sentiu livre para escolher essa data. A Igreja queria substituir o festival pagão com um dia santo Cristão. O método se valia do fato de que é mais fácil tirar um festival mundano, mas tradicional, da população quando podemos substituí-lo com um bom festival. De outra forma, a Igreja teria deixado um vácuo onde antes havia uma tradição de longas datas, e se arriscado a produzir descontentamento na população e um rápido retorno à prática pagã.
Os vários equívocos acerca do nascimento de Cristo ilustram a necessidade de sempre testarmos tudo o que ouvimos contrário à Palavra de Deus, não importa qual seja a fonte da informação. A Bíblia é a autoridade decisiva.
Fonte: http://www.christiananswers.net/portuguese/christmas/mythsaboutchristmas-pt.html
Quem foi São Nicolau?
São Nicolau de Mira, dito Taumaturgo, também conhecido como São Nicolau de Bari, é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. É o patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas na cidade de Bari, na Itália, onde estariam sepultados seus restos.
É aceite que São Nicolau, bispo de Mira, seja proveniente de Patara, na Ásia Menor (Turquia), onde teria nascido na segunda metade do século III, e falecido no dia 6 de dezembro de 342.
Sob o império de Diocleciano, Nicolau foi encarcerado por recusar-se a negar sua fé em Jesus Cristo. Após a subida ao poder de Constantino, Nicolau volta a enfrentar oposição, desta vez da própria Igreja. Diante de um debate com outros líderes eclesiásticos, Nicolau levanta-se e esbofeteia um de seus antagonistas. Isso o impede de permanecer como um líder da Igreja.
Nicolau, porém, não se dá por vencido e permanece atuante, prestando auxílio a crianças e outros necessitados.
A ele foram atribuídos vários milagres, sendo daí proveniente sua popularidade em toda a Europa e sua designação como protetor dos marinheiros e comerciantes, santo casamenteiro e, principalmente, amigo das crianças.
De São Nicolau, bispo de Mira (Lícia) no século IV, temos um grande número de relatos e histórias, mas é difícil distinguir as autênticas das abundantes lendas que germinaram sobre este santo muito popular, cuja imagem foi tardiamente relacionada e transformada no ícone do Natal chamado de Papai Noel (português brasileiro) ou Pai Natal (português europeu) um velhinho corado de barba branca, trazendo nas costas um saco cheio de presentes. Inclusivamente que ainda é referido como Santa Claus ou St. Nicholas na maior parte dos países da língua anglófona.
É tido como acolhedor com os pobres e principalmente com as crianças carentes, o primeiro santo da igreja a se preocupar com a educação e a moral tanto das crianças como de suas mães.
Algumas Igrejas Ortodoxas, como a Igreja Ortodoxa Russa, lhe honram com a celebração litúrgica do último domingo do ano no calendário juliano. Os cristãos católicos e ortodoxos de ritos copta e bizantino lhe dedicam grande relevo e a celebração de sua vida pastoral tem grande destaque. O calendários romano e bizantino celebram o seu dia como sendo a 6 de dezembro.
Sua devoção difundiu-se na Europa quando as suas relíquias, roubadas de Mira por 62 soldados de Bari, e trazidas a salvo subtraindo-as aos invasores turcos, foram colocadas com grandes honras na catedral de Bari a 9 de maio de 1807. As relíquias eram precedidas pela fama do suposto "taumaturgo" ("fazedor de milagres") e pelas coloridas lendas que cercavam sua figura.
São as lendas que o cercam que proporcionaram e aumentam a sua fama.
É contado que teria conseguido converter hereges que querendo saquear a sua igreja, lá encontrando hóstias consagradas, e, ao tocá-las, elas viraram pão. A mais famosa destas lendas conta que uma família muito pobre não tinha como custear o "dote" para casar as suas filhas. O bispo Nicolau, a noite, jogou um saco de moedas de ouro e prata para ajudar a pagar o referido "dote".
A São Nicolau é atribuído o dom de ressuscitar crianças em sua região (Mira), hoje a localidade de Demre na Turquia. Muitas são as histórias sobre supostas aparições suas; a mais famosa foi no Natal de 1583, na Espanha, quando atendendo as orações de algumas senhoras, teria auxiliado para que nenhum pobre deixasse de receber o seu pão bento. Os pobres, ao serem perguntados sobre a quem lhes teria dado alimento em meio a um "tão pesado inverno", estes teriam dito que foram socorridos por "um senhor de feições muito serenas e mãos firmes".
São estas lendas religiosas e a sua iconização como Papai Noel que fazem Nicolau de Mira ser muito conhecido, mas são também a razão de não termos uma visão clara sobre a vida do mesmo.
São Nicolau é igualmente padroeiro dos estudantes. E nessa condição é cultuado em Guimarães, Portugal. Pelo menos desde 1664 (ano da construção da Capela de São Nicolau) que existem indícios da realização das festas em sua honra, pelos estudantes daquela cidade, também chamados de nicolinos.
Estudantes que pouco mais tarde, em 1691, constituíram a Irmandade de São Nicolau, nessa data tendo aprovado os seus estatutos.
Em honra a São Nicolau, padroeiro dos estudantes, realizam-se em Guimarães as Festas Nicolinas, uma das mais antigas celebrações académicas do Mundo, que têm início no dia 29 de Novembro e têm como seu dia mais importante, precisamente o dia 6 de Dezembro (antigo dia dedicado a São Nicolau, por ser o dia do seu falecimento), em que se realizam as Maçãzinhas, número nicolino claramente inspirado na lenda de São Nicolau que salvou as filhas de um estalajadeiro[carece de fontes].
O culto de São Nicolau é próprio dos países da Europa Central, conhecendo em Guimarães (Portugal), também a sua implantação na Península Ibérica.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_de_Mira
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papai_Noel
domingo, 22 de dezembro de 2013
Poesia do Dia
(Conceição de Maria Santos de Araujo)
Teus olhos
Teus olhos são abismos de desejos
De prazer e de volúpia sem par
São dois mundos de loucuras e ensejos
Onde me vejo inteira,a mergulhar...
Eu bem sei qual será minha tortura
Se eu te ti não me afastar
Porém,só Deus sabe da amargura
Que terei então de suportar.
A solidão já me pesa como um tardo
E a lembrança de perder-te é demais
Não sei o que farei de minha vida
Se não puder ver-te nunca mais
Tu és para mim o único alento
Necessito de ti para viver
Pois a vida sem ti é um tormento
Que eu quero loucamente esquecer
Rio, 29/11/67
CMSA
sábado, 21 de dezembro de 2013
O materialismo do Papai Noel e a espiritualidade do Menino Jesus
Por Leonardo Boff
Um dia, o Filho de Deus quis saber como andavam as crianças que outrora, quando andou entre nós,“as tocava e as abençoava” e que dissera:”deixai vir a mim as criancinhas porque delas é o Reino de Deus”(Lucas 18, 15-16).
À semelhança dos mitos antigos, montou num raio celeste e chegou à Terra, umas semanas antes do Natal. Assumiu a forma de um gari que limpava as ruas. Assim podia ver melhor os passantes, as lojas todas iluminadas e cheias de objetos embrulhados para presentes e principalmente seus irmãos e irmãs menores que perambulavam por aí, mal vestidos e muitos com forme, pedindo esmolas. Entristeceu-se sobremaneira, porque verificou que quase ninguém seguira as palavras que deixou ditas:”quem receber qualquer uma destas crianças em meu nome é a mim que recebe”(Marcos 9,37).
E viu também que já ninguém falava do Menino Jesus que vinha, escondido, trazer na noite de Natal, presentes para todas as crianças. O seu lugar foi ocupado por um velhinho bonachão, vestido de vermelho com um saco às costas e com longas barbas que toda hora grita bobamente:”Oh, Oh, Oh…olhem o Papai Noel aqui”. Sim, pelas ruas e dentro das grandes lojas lá estava ele, abraçando crianças e tirando do saco presentes que os pais os haviam comprado e colocado lá dentro. Diz-se que veio de longe, da Finlândia, montado num trenó puxado por renas. As pessoas haviam esquecido de outro velhinho, este verdadeiramente bom: São Nicolau. De família rica, dava pelo Natal presentes às crianças pobres dizendo que era o Menino Jesus que lhes estava enviando. Disso tudo ninguém falava. Só se falava do Papai Noel, inventado há mais de cem anos.
Tão triste como ver crianças abandonadas nas ruas, foi perceber como elas eram enganadas, seduzidas pelas luzes e pelo brilho dos presentes, dos brinquedos e de mil outros objetos que os pais e as mães costumam comprar como presentes para serem distribuídos por ocasião da ceia do Natal.
Propagandas se gritam em voz alta, muitas enganosas, suscitando o desejo nas crianças que depois correm para os pais, suplicando-lhes para que comprem o que viram. O Menino Jesus travestido de gari, deu-se conta de que aquilo que os anjos cantaram de noite pelos campos de Belém”eis que vos anuncio uma alegria para todo o povo porque nasceu-vos hoje um Salvador…glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa-vontade”(Lucas 2, 10-14) não significava mais nada. O amor tinham sido substituído pelos objetos e a jovialidade de Deus que se fez criança, tinha desaparecido em nome do prazer de consumir.
Triste, tomou outro raio celeste e antes de voltar ao céu deixou escrita uma cartinha para as crianças. Foi encontrada debaixo da porta das casas e especialmente dos casebres dos morros da cidade, chamadas de favelas. Ai o Menino Jesus escreveu:
Meus queridos irmãozinhos e irmãzinhas,
Se vocês olhando o presépio e virem lá o Menino Jesus e se encherem de fé de que ele é o Filho de Deus Pai que se fez um menino, menino qual um de nós e que Ele é o Deus-irmão que está sempre conosco,
Se vocês conseguirem ver nos outros meninos e meninas, especialmente nos pobrezinhos, a presença escondida do Menino Jesus nascendo dentro deles.
Se vocês fizerem renascer a criança escondida no seus pais e nas pessoas adultas para que surja nelas o amor, a ternura, o carinho, o cuidado e a amizade no lugar de muitos presentes.
Se vocês ao olharem para o presépio descobrirem Jesus pobremente vestido, quase nuzinho e lembrarem de tantas crianças igualmente pobres e mal vestidas e sofrerem no fundo do coração por esta situação desumana e se decidirem já agora, quando grandes, mudar estas coisas para que nunca mais haja crianças chorando de fome e de frio,
Se vocês repararem nos três reis magos com os presentes para o Menino Jesus e pensarem que até os reis, os grandes deste mundo e os sábios reconheceram a grandeza escondida desse pequeno Menino que choraminga em cima das palhinhas,
Se vocês, ao verem no presépio todos aqueles animais, como as ovelhas, o boi e a vaquinha pensarem que o universo inteiro é também iluminado pela Menino Jesus e que todos, galáxias, estrelas, sois, a Terra e outros seres da natureza e nós mesmos formamos a grande Casa de Deus,
Se vocês olharem para o alto e virem a estrela com sua cauda e recordarem que sempre há uma Estrela como a de Belém sobre vocês, iluminando-os e mostrando-lhes os melhores caminhos,
Se vocês aguçarem bem os ouvidos e escutarem a partir dos sentidos interiores, uma música celestial como aquela dos anjos nos campos de Belém que anunciavam paz na terra,
Então saibam que sou eu, o Menino Jesus, que está chegando de novo e renovando o Natal. Estarei sempre perto de vocês, caminhando com vocês, chorando com vocês e brincando com vocês até aquele dia em que chegaremos todos, humanidade e universo, à Casa do Pai e Mãe de infinita bondade para sermos juntos eternamente felizes como uma grande família reunida.
Belém, 25 de dezembro do ano 1.
Assinado: Menino Jesus
Fonte : http://leonardoboff.wordpress.com/2013/12/21/o-materialismo-do-papai-noel-e-a-espiritualidade-do-menino-jesus/
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
Secretário Victor Mendes garante R$ 3,7 milhões para fortalecer política de recursos hídricos
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Victor Mendes, garantiu ontem o aporte de R$ 3,750 milhões para serem aplicados na área de recursos hídricos.
Os recursos são decorrentes de contrato firmado com a Agência Nacional de Águas (ANA), como resultado da adesão do Maranhão ao programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas – Progestão.
A adesão formaliza a transferência dos recursos, na forma de doação condicionada à execução de metas programadas pelo Maranhão para a gestão dos recursos hídricos, aprovadas pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos-CONERH, em novembro último.
Os recursos serão aplicados exclusivamente na adoção de instrumentos de gestão e ferramentas de apoio ao gerenciamento dos recursos hídricos em âmbito estadual
“A garantia desses recursos possibilitará um salto de qualidade na gestão estadual dos recursos hídricos maranhenses, ações essas já aprovadas pelo CONERH. Com isso, será possível à Sema, por exemplo, promover ações para proteger os mananciais hídricos; aperfeiçoar a rede de monitoramento quantitativo e qualitativo de rios e bacias; investir na formação de banco de dados relativos à disponibilidade hídrica e elaborar sistemas de apoio à emissão de Outorga para Uso dos Recursos Hídricos”, explica o secretário Victor Mendes.
“Além disso, será possível intensificar as ações para o fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas já existentes no Maranhão [Munim e Mearim] e na mobilização para a formação de novos comitês”, completou o secretário.
De acordo com o contrato, assinado na tarde de ontem [19/12] pelo secretário Victor Mendes, a transferência dos recursos ocorrerá anualmente da seguinte forma: uma parcela inicial de R$ 750 mil e quatro parcelas de mesmo valor, repassadas mediante o cumprimento das metas preestabelecidas para o ano anterior. As metas fixadas para o ano de 2013 asseguram a liberação da primeira parcela já nos primeiros meses de 2014.
Fonte : http://caiohostilio.com/2013/12/20/secretario-victor-mendes-garante-r-37-milhoes-para-fortalecer-politica-de-recursos-hidricos/
Você sabe usar o óleo de argan?
Lidar com os cabelos ressecados dá trabalho e até desanima - no dia a dia, muitas mulheres preferem manter os fios presos a ter de ficar dando explicações sobre os produtos que usa ou tratamentos que já experimentou, sem sucesso. Se você não aguenta mais os elásticos ou os coques, tem no óleo de argan uma esperança: extraído de uma árvore que cresce na região sudoeste do Marrocos (por isso, também conhecido como Morrocan oil ), o produto tem na composição 80% de gorduras insaturadas. "Isso faz do óleo de argan um ótimo lubrificante e emoliente", afirma o médico tricologista Luciano Giovanni Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia. Isso quer dizer que o óleo restaura a hidratação natural do cabelo, além de dar lubrificação extra aos fios - assim eles se recuperam mais rapidamente.
Mas os resultados positivos dependem de alguns cuidados tanto na forma quanto na quantidade de aplicação do óleo de argan.
Faça o teste e veja se você está por dentro das recomendações indicadas pelos profissionais.
http://www.minhavida.com.br/beleza/testes/14894-voce-sabe-usar-o-oleo-de-argan
Pergunta 1: O óleo de argan é indicado para quem tem cabelo oleoso?
Nota: Quem tem o cabelo excessivamente oleoso ou com seborreia (dermatite seborreica do couro cabeludo) deve lançar mão de outros produtos ao invés do óleo de argan. Isso porque os fios podem ficar mais oleosos e pesados com o morrocan oil. Em cabelos não tão oleosos ele pode ser usado, mas só nas pontinhas e nunca na raiz. Além disso, o produto deve ser evitado por pessoas que tenham alergia ou sensibilidade aos componentes da fórmula, problema detectável caso a pele fique irritada após o contato com o produto.
Pergunta 2: Para que tipos de cabelos o óleo de argan é mais indicado?
Nota: "A indicação principal do óleo de argan é para tratar cabelos desidratados ou ressecados", afirma o dermatologista e tricologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo. Nesse grupo entra quem tem cabelos secos, quebradiços ou que sofreram agressões químicas constantes, como tinturas e alisamentos. Homens e mulheres com cabelos ondulados ou crespos (textura que dificulta que o óleo natural se espalhe ao longo dos fios, aumentando a hidratação) também terão bons resultados com o óleo de argan.
Pergunta 3: O óleo de argan trata o cabelo ou apenas melhora o aspecto dos fios?
Nota: Valcinir Bedin explica que o óleo de argan age apenas de maneira superficial nos fios. Isso ajuda a proteger o cabelo contra novas agressões, mas não provoca mudanças mais profundas no bulbo capilar. O óleo de argan é uma substância exclusivamente de uso cosmético, com indicação estética.
Pergunta 4: Como deve ser aplicado o óleo de argan?
Nota: Se você passar o óleo de argan na raiz dos cabelos - local em que é produzido o sebo - a oleosidade vai aumentar e o cabelo vai ficar pesado. "A melhor opção é passar o produto no comprimento dos fios, mantendo uma distância de, no mínimo, três centímetros da raiz", aconselha Luciano.
Pergunta 5: Qual é a melhor forma de aplicação?
Nota: Luciano Barsanti orienta a passar uma pequena quantidade do óleo (algumas gotinhas) nos cabelos, massageando suavemente após o último enxágue da lavagem dos cabelos. Outra opção é usar como finalizador após a escova. O especialista dá a dica: para aumentar a eficácia, aqueça o óleo de argan em banho-maria ou no micro-ondas, deixando-o com uma temperatura morna antes de aplicar.
Pergunta 6: É indicado usar o óleo de argan antes da chapinha?
Nota: O tricologista Luciano explica que óleo de argan não pode jamais ser usado antes da chapinha. "O óleo em contato com a superfície quente da chapinha "frita" o cabelo, danificando os fios profundamente", afirma.
Pergunta 7: E antes do secador, pode usar?
Nota: Luciano explica que o Morrocon oil pode ser usado antes do secador, desde que o aparelho esteja em temperatura morna e permaneça a 30 centímetros dos fios. Usar o secador na temperatura quente aumenta a temperatura do óleo e, consequentemente, danifica as camadas de queratina do fio.
Pergunta 8: É indicado adicioná-lo à tintura ou ao xampu?
Nota: "Adicionar o óleo de argan ao xampu ou à tintura pode alterar a composição original dos produtos, com isso sua eficácia pode ser perdida", explica Luciano. Por exemplo: um xampu pode perder sua capacidade adstringente se o óleo for adicionado à sua composição.
Pergunta 9: Quais marcas são mais indicadas?
Nota: Para escolher uma marca confiável de óleo de argan, é fundamental que tenha a avaliação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no rótulo produto. "Também é importante que o consumidor, antes de comprar ou utilizar um produto, leia o rótulo, veja as indicações e contraindicações e não se deixe levar exclusivamente pelos modismos", afirma o médico Luciano Barsanti.
Pergunta 10: Os xampus que têm óleo de argan na composição são eficientes?
Nota: "Fórmulas de xampu que contêm o óleo de argan têm ação discutível, porque o produto é enxaguado rapidamente e não tem tempo de agir", afirma Luciano. Máscaras, leave-in e condicionadores têm ação mais efetiva pois há um tempo de espera depois que são aplicados no cabelo.
Fonte : http://www.minhavida.com.br/guias/cabelos
Taxa de divórcio tem primeiro recuo no país após mudança na lei, diz IBGE
Após registrar taxa de divórcios recorde em 2011, o Brasil apresentou em 2012 o primeiro recuo no número de dissoluções matrimoniais desde a mudança na Constituição que, em 2010, facilitou o processo. Os números fazem parte das Estatísticas do Registro Civil divulgadas nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a pesquisa, em 2012 o país registrou 341.600 divórcios concedidos em primeira instância e sem recursos ou por escrituras extrajudiciais. O número representa redução de 1,4% em relação a 2011, quando haviam sido concedidos 351.153 divórcios.
A taxa geral de divórcio no país era de 2,5 para cada mil habitantes, contra 2,6 em 2011. Naquele ano, houve crescimento de 45,6% em relação a 2010, quando haviam sido registrados 243.224 divórcios.
O aumento expressivo de 2010 foi atribuído à mudança na Constituição Federal que derrubou o prazo para se divorciar, tornando esta a forma efetiva de dissolução dos casamentos, sem a etapa prévia da separação.
Com a mudança, em 2011 o Brasil registrou a maior taxa de divórcios desde 1984, quando foi iniciada a série histórica das Estatísticas do Registro Civil, e houve uma queda de três anos no tempo médio transcorrido entre a data do casamento e a da sentença de divórcio desde 2006 – de 18 anos para 15 anos.
Ainda assim, a taxa geral de divórcios permaneceu acima do patamar anterior à alteração legal, segundo a pesquisa. “A cada época em que ocorreu alteração na legislação sobre divórcios houve elevação do patamar das taxas de divórcios”, afirma o IBGE, que cita o ano de 1989, quando foram reduzidos prazos mínimos para iniciar os processos, e o de 2007, com o divórcio por via administrativa.
Distrito Federal (4,4), Rondônia (4) e Mato Grosso do Sul (4) apresentaram as maiores taxas. Piauí (1,3) e Amapá (1,3), as menores.
Houve mais divórcios entre casais com idades de 30 a 49 anos. As taxas de divórcios das mulheres são mais elevadas que as dos homens nas idades mais jovens, até 34 anos, e menores acima de 35 anos.
Em 2012, 87,1% dos divórcios concedidos no Brasil tiveram a responsabilidade pelos filhos delegada às mulheres contra 6% que tiveram a guarda compartilhada. “A guarda compartilhada ainda é uma situação pouco observada no país, porém crescente”, diz o IBGE.
O Paraná foi o estado com o maior percentual de divórcios nos quais os filhos tiveram sua guarda compartilhada. A guarda dos filhos pelos homens variou de 2,1%, em Sergipe a 10,1%, em Roraima.
Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/12/taxa-de-divorcio-tem-primeiro-recuo-no-pais-apos-mudanca-na-lei-diz-ibge.html
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
Contemplação da natureza aumenta nossa fé em Deus
Belas paisagens naturais, como o Grand Canyon ou a aurora boreal podem aumentar a disposição das pessoas em acreditar em Deus e no sobrenatural, indica uma nova pesquisa.
O cientista Piercarlo Valdesolo, da Universidade Claremont McKenna, nos Estados Unidos, explica: “Muitos relatos históricos de epifanias e revelações religiosas parecem envolver a experiência de ser confrontado com a beleza, a força ou o tamanho do que se classifica como a criação de um ser divino. Estas experiências mudam a forma como as pessoas veem o mundo.”
O Dr. Valdesolo e seu colega Jesse Graham, da Universidade do Sul da Califórnia, entrevistaram pessoas que tinham acabado de assistir em uma tela de alta definição trechos da série de documentário Planeta Terra, produzidos pela BBC.
Ao mesmo tempo, outro grupo assistia a trechos de noticiários. Comparando as respostas, o grupo que viu as imagens do Planeta Terra estavam “mais inclinados a acreditar que há um elemento sobrenatural que controla o mundo”.
Valdesolo, que é doutor em psicologia, explica que as imagens da natureza funcionam como uma espécie de “gatilho” que aumenta a crença no sobrenatural, aumentando nossa motivação em tentar dar sentido ao mundo que nos rodeia. Sua pesquisa foi publicada na revista científica Psychological Science.
Ao todo foram feitos cinco estudos diferentes. Depois de assistir diferentes tipos de filmes, os participantes foram questionados sobre o que sentiam enquanto assistiam os vídeos. Eram perguntados e se acreditavam que o que acabaram de ver podia ter sido obra de algum deus ou parte de um plano de uma entidade poderosa e não-humana.
De maneira geral, os participantes que assistiram o documentário sobre o planeta diziam acreditar mais no sobrenatural, e eram mais propensos a acreditar em Deus que as pessoas que apenas assistiram as notícias do que acontece no mundo.
De acordo com os pesquisadores, as pessoas demonstraram um desconforto com a incerteza, ou seja, tinham mais dificuldade em dizer que “não sabiam” se existia um deus. O que chamou atenção é o crescimento do sentimento de “temor” nos entrevistados.
O Dr. Valdesolo disse que essa sensação de temor pode simplesmente motivar as pessoas a procurarem explicações, não importa qual seja. “Queríamos testar o oposto do que conhecemos. Não é que a presença do sobrenatural provoca temor, é o temor que provoca a percepção do sobrenatural.”
Com base nestes resultados preliminares, Valdesolo e Graham estão agora investigando os elementos que modulam o efeito do temor e a crença no sobrenatural. Por exemplo, eles desejam estudar se adotar posturas corporais de submissão, que nos fazem sentir menos poderosos podem gerar mais temor. Essa ligação poderia explicar a tendência de se assumir tais posturas na prática religiosa, como ficar de joelhos, prostrar-se e olhar para cima.
“Quanto mais nos mostramos submissos, mais temor podemos sentir, e isso talvez deixa nossas crenças mais fortes”, conclui Valdesolo. Com informações Daily Mail e Science Daily.
Idade,vamos celebrar \o/
Por Robert Lobato
Sobre a idade
Sábado passado estive numa confraternização de fim de ano de uma certa associação de trabalhadores - confraternização muito divertida, por sinal.
Entre uma cerveja e outra, um bolero aqui outro acolá, comecei a refletir sobre a idade. Isso mesmo, pessoas sonhadoras, ainda mais quando do signo de Aquário e de formação socialista, têm o hábito de refletir em qualquer espaço e circunstância.
Pois comecei fixar o olhar em algumas das mulheres lá presentes, a maioria na faixa dos 60, e via muita alegria, espontaneidade e beleza, muita beleza.
Aí que cheguei à conclusão de como a idade é cruel!
Olhava no rosto das coroas e ficava a imaginar o quanto deveriam ser lindas na juventude. “Ah, Robert, que coisa, elas continuam lindas”, pode alguém me chamar a atenção.
Sim, elas continuam lindas, mas não há como negar que o tempo transformou aquele tipo de beleza que o somente na juventude pode nos oferecer.
E, no caso das mulheres, o tempo parece ser mais cruel ainda por diversas razões, inclusive por conta de inúmeras injustiças socioeconômicas palas quais são vítimas.
Todo ano a idade anuncia sua chegada, mas a gente só percebe que nos atingiu no momento em que paramos para ver as suas marcas nos outros, e não em si próprio.
Aquelas damas animadas, lindas e cheias de vida do dia da confraternização citada acima fizeram eu pensar na crueldade sorrateira da idade.
O consolo fica com o fato da idade trazer consigo a experiência, inteligência, maturidade, sabedoria e tantas outras coisas que dão sentido à vida e que somente conseguimos com o passar dos anos.
Na verdade, se por um lado a idade é cruel, por outro é generosa, pois é ela que evita de fazermos um monte de bobagens nos momentos de angústia.
Celebremos, então, a idade.
De preferência bebendo e dançando como aquelas “meninas” do dia da confraternização.
Fonte: http://robertlobato.com.br/sobre-a-idade/#comment-73384
Paço do Lumiar: avenida do Iguaíba passa por recuperação
A Prefeitura está realizando serviços de tapa buraco, terraplanagem e novo asfaltamento.
Com serviços de tapa buraco e nova pavimentação, a Prefeitura de Paço do Lumiar está recuperando a Avenida da comunidade do Iguaíba. As obras de melhorias irão revitalizar os quase seis quilômetros de extensão da via.
Neste primeiro momento, a avenida está passando por serviços de tapa buraco – em parte da via que possui asfaltamento – e a partir da próxima semana receberá nova camada asfáltica no trecho que já foi terraplanado.
A recuperação da Avenida do Iguaíba faz parte dos trabalhos de infraestrutura que estão sendo realizados no município, para revitalizar 51 mil m² da malha viária de Paço do Lumiar. As obras atendem reivindicações antigas dos luminenses, devolvendo vitalidade a diversas vias que estavam quase intrafegáveis.
“Estes trabalhos de infraestrutura que estamos realizando é quatro vezes maior que os serviços executados no primeiro semestre deste ano. Reunimos todos nossos esforços e com recursos próprios daremos trafegabilidade ao cidadão luminense, melhorando, assim, a qualidade de vida da população”, enfatizou o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura do município, Marconi Lopes.
Fonte: http://robertlobato.com.br/paco-do-lumiar-avenida-do-iguaiba-passa-por-recuperacao/
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
Belo trabalho do artista itapecuruense Beto Diniz
Como de costume,gosto de ter como leitura o blog do Neto Cruz,e uma postagem me chamou muito a atenção,as obras de um artista maranhense,sinceramente, fiquei apaixonada pela arte dele,é algo bem diversificado,para todos os gostos,vai da arte abstrata a realista,muito bom mesmo,vale a pena dar uma conferida nas suas belas obras e saber a respeito dele também.Fiquem com a matéria abaixo:
Beto Diniz, retrato de um artista itapecuruense
Tive o prazer de conhecer o grande artista plástico Beto Diniz, membro da AICLA – Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes.
Beto tem uma vasta e interessante produção no mundo das artes, destacando-se entre outros, pintura em óleo.
Não seria exagero dizer que Diniz seria o nosso Michelangelo Buonarroti.
Nascido em Itapecuru Mirim - MA, em 22 de junho de 1976. De uma família numerosa e humilde, o artista crescera em um lar no qual a religiosidade católica sedimentara em seu espírito valores morais e respeito à dignidade humana que a posteriori haveriam de refletir-se em sua produção artística.
O pensador católico e crítico literário Tristão de Ataíde (1893-1983) em sua obra A Estética Literária, afirmara que “O homem nasce poeta, músico, pintor. A cultura apenas desenvolve, aperfeiçoa, melhora ou mesmo desfaz o dom.” sendo que em relação a Beto Diniz, fora na ambiência da Escola Paroquial São Vicente de Paulo, nos anos de ensino fundamental, onde seus dotes artísticos e um indeclinável interesse pelo fascinante universo das artes manifestou-se pela primeira vez.
Nos primeiros anos da adolescência Beto Diniz começara a ganhar seus primeiros trocados com desenhos, percebendo que podia profissionalizar-se, conjugando o prazer de produzir a uma profissão, buscou desde então o aprimoramento cada vez maior de suas habilidades naturais.
Aos 16 anos pintou seu primeiro quadro como profissional, uma cópia de “A Santa Ceia” de Juan de Juanes, pintor renascentista, onde ilustra a passagem do Novo Testamento em que Jesus institui a Eucaristia. O inicio de sua trajetória foi caracterizado pela arte sacra onde executou dezenas de obras que retratavam passagens bíblicas e santos populares, sendo essa uma das tendências artísticas mais populares nas cidades pequenas.
... UMA OBRA EM CONSTRUÇÃO
A construção da obra de Beto Diniz segue paradigmas conceituais provenientes de diversificados movimentos artísticos, o estilo adotado pelo artista sofre a influência desde a pintura renascentista à pintura contemporânea tornando suas obras autênticas e inovadoras. A experimentação, a inventividade e o aprofundamento de estudos, permitem-no revisitar suas concepções em direção ao amadurecimento estético na permanente e difícil tentativa de assenhorear-se de uma forma original de pintar.
O caminho é tortuoso em um período no qual a arte contemporânea parece haver se perdido pelos descaminhos do que Ferreira Gullar denominou de cerebralismo duchampiano (de Marcel Duchamp, pintor francês, um dos pioneiros da arte conceitual e inventor dos ready made), onde a cada nova exposição jovens artistas apocalípticos anunciam a morte da arte, Beto Diniz persegue uma forma peculiar de pintar sem descambar para excessos ou superficialidades, a propósito a arte contemporânea parece ser hoje um longo menu de opções indigestas, o jornalista e escritor Luciano Trigo em artigo publicado na Folha de São Paulo sobre arte contemporânea afirma que“Uma fração significativa da arte contemporânea está cada vez mais parecida com a indústria da música: muita atitude, rebeldia de butique, rostinho bonito e zero talento.”
EXPOSIÇÕES, ARTE – EDUCAÇÃO... OSSOS DO OFÍCIO.
Na busca incessante por uma maior valorização do artista plástico e do artesão Beto Diniz foi co-fundador e Presidente da Associação dos Artistas Plásticos e Artesãos de Itapecuru Mirim, época em que foi trazido a esta cidade, por meio da associação, o artista plástico da capital maranhense, Edymar Santos, que ministrou durante um período de três anos diversas oficinas para o grupo de artistas membros da associação.
Beto Diniz juntamente com outros artistas realizou em 2000, a restauração dos altares mor e das imagens sacras da igreja matriz Nossa Senhora das Dores, que são um patrimônio histórico e artístico do nosso município, assim como nos dias atuais restaurou a imagem de N. Senhora das dores que ficava no relógio e se encontra hoje nos jardins da igreja matriz.
Beto Diniz tem suas obras em várias cidades do Brasil assim como fora do país (Alemanha e Itália). Ministrou cursos de pintura a óleo sobre tela em Balsas/MA, Alto Parnaíba/MA, Santa Filomena/PI e também Itapecuru/MA. Atualmente dedica seu tempo único e exclusivamente voltado para a arte. Atende crianças e adolescentes no ateliê escola do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Itapecuru Mirim. Tem vários cursos na área da arte em especial “Cinco séculos de uma história da Arte”, ministrado por Andreas Valentin que é um grande fotógrafo e designer gráfico mundial.
Realizou exposições em Santa Filomena/PI, Balsas, Alto Parnaíba, São Luís e Itapecuru Mirim. Atualmente Beto Diniz está cursando uma graduação em Pedagogia com o intuito de somar as técnicas pedagógicas às artísticas contribuindo de forma mais eficaz e eficiente com seus aprendizes no aprimoramento e no conhecimento do universo mágico das artes.
O grande crítico literário e poeta norte-americano Ezra Pound em sua célebre obra ABC of Reading, afirmara que os artistas são as antenas da sociedade, talvez a propósito desse caráter visionário, profético e revolucionário que subjaz ao fazer artístico, o artista ainda não seja dignificado da forma como merece em países como o Brasil no qual os índices de crescimento da economia se encontram a anos-luz de distancia de uma valorização de políticas públicas que valorizem as potencialidades artísticas e culturais do povo brasileiro. Tornou-se senso comum afirmar que uma sociedade sem acesso aos direitos sociais assegurados por nossa constituição, sobretudo educação e cultura reproduz mais facilmente formas de alienação política e intelectual.
Nesse aspecto viver de arte no Brasil é algo que beira as zonas limítrofes do impossível, a despeito, porém, desta famigerada realidade os artistas continuam exercendo seu ofício, fazendo de cada pedra que habita o caminho um novo desafio a ser superado, Beto Diniz é um deles, com a perseverança de um guerreiro espartano que não se deixa facilmente abater pelos campos de batalha da existencia prossegue em sua caminhada fiel ao dom que recebera de Deus através das musas e encantando quem contempla suas telas com a notável sinfonia de cores das nuances de suas pinceladas.
ALGUMAS OBRAS
Fontes: