sábado, 28 de setembro de 2024

Paço do Lumiar rumo as tecnologias digitais



É preciso entender que o atendimento Educacional Especializado engloba a integração das Tecnologias Digitais no ensino para Altas Habilidades/Superdotação. Por outro lado, se faz também necessário ter uma visão ampliada do que são tecnologias digitais. Elas têm contribuído para a inclusão, nesse sentido, esse projeto vem ao encontro do anseio por atividades significativas e desafiadoras que estimulem na aprendizagem dos alunos e dê a eles o privilégio de protagonizarem suas próprias histórias. 

Os recursos digitais como celulares, computadores, tablets, laptops e outros é uma realidade no cotidiano de muitos alunos. No entanto, a proposta é que esse estudante que não tenha acesso imediato a esse tipo de aprendizagem não precise se deslocar para outros municípios para  usufruir desses recursos. 

Dessa forma, cabe a escola avançar com o objetivo de utilizar os meios disponíveis e assim usar estratégias que dinamizem e dê suporte ao aluno para que desenvolva suas potencialidades de uma forma interativa e inclusiva. Caso não tenha esses recursos precisará se adequar, pois está previsto em lei.

É importante lembrar que a Lei 12.764 de 27/12/2012 determinou no artigo 1º, § 2º “A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.” estando, a pessoa autista, portanto, protegida e respaldada em leis específicas.

terça-feira, 24 de setembro de 2024

O melhor está por vir



Por que um Centro Especializado só para tratamento de autistas é necessário?  É comum pensar que não existe a necessidade de se ter ou fazer melhorias. O que existe, até agora, pode sim melhorar; e a criação de um local de referência que possa atender exclusivamente TEA transtorno do Espectro autista, poderá significar um avanço e um marco histórico para o município de Paço do Lumiar.

Como isso pode se transformar em realidade? A Prefeitura municipal de Paço do Lumiar pode ajudar, sim, na criação de um setor de referência para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) através de parcerias com organizações que trabalham com o tratamento e interação com pessoas com TEA. Um projeto que pode mudar a vida de crianças e famílias de nosso município. Uma união de forças que fará a diferença.