segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O valor da humildade nas crianças
































Sem dúvida, a humildade é um dos valores essenciais na educação das crianças. Ser humilde significa sentir respeito em relação aos outros, não desvalorizar ninguém nem se considerar superior, e, sobretudo ter uma atitude permanente de aprendizado.

A principal forma de ensinar as crianças a serem humildes é explicando com exemplos e situações reais dessa palavra tão abstrata, e, é claro, dando exemplo. Os pais têm, nesse aspecto, um papel muito importante.

O que é e como ensinar a humildade às crianças
Se você falar de humildade à uma criança, o mais lógico é que ela não entenda. A palavra humildade, que vem do latim, significa ‘reconhecer as limitações de si mesmo’. Ou seja, reconhecer os erros e fraquezas. 

Para que uma criança possa entender o significado da humildade, os pais podem aproveitar situações reais ou cotidianas: 

- Aproveite se o seu filho brinca em equipe para explicar a ele que nem sempre se ganha e que aceitar a derrota e parabenizar o vencedor é humildade. 

Ensine ao seu filho a ganhar, sem ridicularizar nem rir dos que perdem. E explique que isso é humildade. 

Os avós são fantásticos transmissores de valores como a humildade. Ensine ao seu filho a respeitar as pessoas mais velhas e a escutá-las. E diga que isso também é humildade. 

- Se o seu filho se chateia quando tira notas ruins e pensa que o seu professor o está ‘perseguindo’, ensine-o a se esforçar mais. E explique que isso também é humildade. 

- Quando o seu filho vir animais pequenos como mariposas ou insetos, explique a ele que nenhum deles é menos importante que os maiores. Ensine-o a respeitá-los e entenderá que isso também é humildade. 

Pedir desculpas não é tarefa fácil. No entanto, é um ato de reflexão e arrependimento necessário. Ensine ao seu filho que é muito importante pedir perdão para consertar uma ação. Se, em algum momento ele bateu em um amiguinho, por exemplo, ou se disse algo feio a ele, ou se brigou com um irmão, explique a ele que deve pedir perdão. E que isso também é humildade. 

Porque humildade é aceitar que um pode cair e sempre se pode levantar. É aprender a perder e também a ganhar. É respeitar aos que têm mais experiência e ser tolerantes com as diferenças. É ter a mente aberta e estar disposto a aprender durante toda a vida.

Cinco frases célebres sobre a humildade 
A humildade é justamente o contrário da prepotência. Uma criança humilde crescerá com valores como o respeito, a tolerância, a empatia, ou a solidariedade. Terá mais facilidade para aprender e sem dúvida terá menos problemas nas suas relações sociais. Humildade não é o mesmo que submissão. Uma criança humilde sabe quando deve escutar e quando pode falar. Uma criança submissa terá medo de falar. 

Os grandes pensadores escreveram muito sobre a humildade. Aqui apresentamos algumas das frases mais célebres sobre este valor tão importante na educação dos filhos: 

1. ‘A humildade é ante-sala de todas as perfeições’ (Marcel Aymé)
2. ‘A humildade consiste em calar as nossas virtudes e deixar que os outros as descubram’ (Madre Teresa de Calcuta)
3. ‘O orgulho divide aos homens e a humildade os une’ (Sócrates)
4. ‘Quanto maiores somos em humildade, tanto mais perto estamos da grandeza’ (R.Tagore)
5. ‘A humildade salva ao homem, a soberba o perde. A chave está no coração: o do humilde está aberto e sabe se arrepender; o do soberbo é arrogante e fechado’ (Papa Francisco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário