quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Geração de Valor : Flávio Augusto

Chefes mandam, empresários ganham dinheiro e líderes inspiram. Nesta última categoria, há uma vaga garantida para Flávio Augusto da Silva, considerado um dos líderes mais admirados do Brasil, em uma lista que traz também nomes como Sílvio Santos e Abílio Diniz. Você talvez ainda não tenha ouvido falar dele, mas há grandes chances que curta a página Geração de Valor no Facebook. Juntou os pontinhos?

Flávio Augusto da Silva é o fundador da escola WiseUp e do grupo Ometz, que foi comprado pela Abril Educação, em 2013, por um valor estimado de R$ 866 milhões. Agora ele mora em Portugal com a família, comprou um time de futebol nos Estados Unidos, o Orlando City Soccer Club, quer espalhar 800 escolinhas de futebol pela terra do Tio Sam e está levando adolescentes esportistas brasileiros para estudar nas grandes universidades norte-americanas. Além disso, ele criou um projeto chamado Meu Sucesso, que conta a história de empresários de sucesso que começaram do zero e usa sua página no Facebook, a Geração de Valor, para inspirar seus mais de 2,3 milhões de fãsÉ pouco ou quer mais?

Poderíamos dizer que Flávio é um empreendedor nato, mas na verdade ele é um batalhador, que aprendeu a treinar o olhar e perceber as oportunidades antes que elas escapem. A WiseUp, escola de inglês que tem como diferencial o compromisso de ensinar o idioma em 18 meses, foi criada em 1991 sem que ele soubesse uma única palavra no idioma. Anos antes, Flávio havia se candidatado a um emprego na área comercial de uma escola de inglês e, depois de muito suor e boa lábia nas vendas, foi promovido a diretor comercial. A vontade de abrir seu próprio negócio era questão de tempo. Flávio percebeu que, com a abertura do mercado, o inglês estava se tornando um idioma obrigatório e enxergou nisso a oportunidade. Para não deixá-la escapar, precisou recorrer ao cheque especial, mas o tiro foi certeiro: em um ano, a WiseUp tinha mil alunos inscritos e, a partir daí, só cresceu.
Ouça Flávio Augusto falar sobre como ser um líder:


A ideia de comprar um time de futebol, por sua vez, aconteceu enquanto assistia a seu filho jogar futebol em um time da liga infantil, quando moravam nos Estados Unidos. A quantidade de pessoas presentes no jogo fez sua atenção despertar para um cenário maior: a popularização do futebol graças à boa performance da Seleção dos EUA nas últimas Copas do Mundo e as chances de negócio que permeavam o estádio, as transmissões e os times. Em 2014 comprou o time, anunciou a construção de um estádio, exigiu que o time entrasse para a primeira divisão e contratou o jogador Kaká. O resultado? Em 2015 o Orlando City irá figurar na liga principal e, segundo Flávio, deverá valer US$ 1 bilhão até 2019.

Flávio é graduado “na escola da vida” e tira nota 10 em empreendedorismo. Apesar de ter deixado de lado o curso de Ciência da Computação na Universidade Federal Fluminense, ele conseguiu, com visão e trabalho duro, chegar ao topo. Hoje, ele poderia estar curtindo a família, sem pensar muito em negócios, mas além de continuar a empreender, busca inspirar e mostrar que é possível ser um empreendedor de sucesso e, mais que isso, um verdadeiro líder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário