domingo, 11 de janeiro de 2015

Desenvolvimento de políticas integradas beneficiará a Educação



O modelo de administração com a integração dos órgãos públicos estaduais já está sendo discutido em várias áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado. Na última sexta-feira (09), o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec), Bira do Pindaré, discutiu a situação da educação pública no Maranhão com a secretária de Educação (Seduc), Áurea Prazeres.
Os gestores definiram que será construída uma parceria entre as duas pastas para a garantia de uma educação pública e de qualidade que beneficie a todos os maranhenses. O ensino regular é uma atribuição da Seduc que está orientando o foco qualitativo para o acesso dos estudantes ao Ensino Superior, enquanto a Sectec é responsável pelo ensino técnico e profissionalizante. Com ações integradas, haverá resultados mais eficientes.
“Neste primeiro momento, priorizamos o debate em torno do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia. Definimos uma grande parceria que vai se desdobrar em termo de cooperação entre as duas secretarias, que são coirmãs – visto que ambas trabalham na área de educação”, explicou o secretário Bira do Pindaré.
O secretário lembrou que o estreitamento das relações entre as duas secretárias é uma das propostas do governador Flávio Dino para fortalecer a educação no Estado. “É um grande passo, neste início de governo, para que a gente possa trabalhar de maneira transversal, integrando as diversas secretarias em torno das prioridades do governo”, afirmou.
A secretária Áurea Prazeres lembrou que participou das viagens com o governador Flávio Dino, no final do ano passado, para conhecer o modelo de educação adotado pelos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e São Paulo. Ela esclareceu que o Maranhão não utilizará uma cópia dos modelos desses governos, mas um formato adequado à realidade do estado.
“O objetivo é criar nosso próprio modelo, um modelo voltado para as necessidades do povo maranhense. Pretendemos criar o ensino tecnológico de ensino médio e superior do Maranhão”, afirmou Áurea Prazeres.
Os secretários destacaram que o compromisso do governador com a educação pública maranhense foi reafirmado desde o primeiro dia de trabalho. As ações que estão sendo desenvolvidas estão alinhadas com a determinação de Flávio Dino para a garantia de um salto qualitativo da educação pública para os maranhenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário