sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Cursos profissionalizantes beneficiam egressos do sistema penitenciário

O Governo do Maranhão está proporcionando a egressos do sistema penitenciário capacitação para acesso ao mercado de trabalho. Através da Secretaria de Administração Penitenciária (Sejap) foi desenvolvida parceria com o Tribunal de Justiça e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), responsáveis pelo Programa Começar de Novo.

Com o programa, ex-detentos estão participando de curso de técnico administrativo. “Nossa proposta é criar oportunidades para que eles tenham acesso ao mercado de trabalho, essa ação faz parte da política de ressocialização desenvolvida pela gestão estadual”, afirmou o secretário da Sejap, Murilo Andrade.
O curso possui carga horária de 20 horas/aulas e inclui orientações sobre comportamento no ambiente de trabalho e noções de técnicas administrativas. As aulas foram iniciadas na segunda-feira (13) e estão sendo realizadas na Escola de Gestão Penitenciária (Egepen). O juiz titular da 2° Vara de Execuções Penais, Fernando Mendonça, presente na aula inaugural, afirmou que o curso integra as ações de reintegração social.
O representante do Programa Começar de Novo, juiz Douglas Martins, afirmou que ações como cursos profissionalizantes são importantes oportunidades de recomeço para alguns. O diretor regional do Senac, José Batista, comentou que as parcerias beneficiam de forma direta os egressos e indiretamente toda a sociedade.
Um dos participantes do curso, de 23 anos, contou que enxerga na ação uma oportunidade real de ser inserido no mercado de trabalho. “Eu espero aprender muito aqui e conseguir um emprego logo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário