sábado, 3 de janeiro de 2015

Cinco motivos errados porque as pessoas namoram e casam


No livro de 1 Coríntios capítulo 13 a Bíblia mostra as características do amor que supera qualquer dificuldade, e uma delas é: "o amor não busca seus próprios interesses". Acredito que o egoísmo seja uma das maiores causas de conflitos nos relacionamentos. As pessoas namoram e casam pensando que estão suprindo as necessidades do outro, quando, na verdade, elas é que querem ser supridas. Por isso citarei 5 motivos errados porque as pessoas se envolvem em um relacionamento:

1º Motivo) PORQUE QUEREM SE SENTIR SEGURAS

É muito comum hoje em dia encontrarmos pessoas inseguras, que não conseguem confiar em Deus e buscam a "segurança" em um parceiro. Por exemplo: A moça acabou de conhecer um rapaz e já diz: "Ah, encontrei o homem da minha vida! Ele é o meu príncipe encantado!" Provavelmente, essa mulher é tão insegura que fica mais apaixonada pela segurança que o rapaz pode dar a ela, do que propriamente pelo rapaz. Se você se casar baseando nisso, certamente terá problemas no futuro. Imagine que ele perca o emprego, o carro, a casa, todo o dinheiro e você fique sem aquela segurança que tanto desejou. O que irá acontecer com seu casamento? 

2º Motivo) PORQUE PRECISAM DE ATENÇÃO

Pense em uma moça que conheceu um rapaz muito atencioso. Ele sempre a escuta, pergunta como foi o seu dia, busca-a no serviço, ajuda nos trabalhos da faculdade e dá sempre muito carinho e atenção. Acredito que esse seja o sonho de toda mulher. Mas o que acontecerá quando ele tiver de viajar e não puder lhe dar atenção? E se arrumar um emprego que ocupe muito seu tempo e não puder mais lhe ajudar nas situações do dia a dia?

3º Motivo) POR CAUSA DO STATUS SOCIAL

Há muitas pessoas que namoram e casam pelo simples fato do parceiro ser bem visto na sociedade. Talvez seja devido a sua profissão, por vir de família rica ou ser muito conhecido. Isso também acontece dentro nas igrejas, quando o rapaz ou a moça se destacam por sua espiritualidade ou por fazer parte de algum ministério muito visível. Não há nenhum problema com isso, mas tome cuidado para que o seu desejo de "se sentir realizado(a)" ou estar “bem representado”, não tome o lugar do verdadeiro amor. Você já deve ter ouvido de casos em que os casais se separam, não por falta de amor, mas porque a família não aceita o fato de um não ter condições financeiras ou certa posição social. É muito triste saber que muitos se preocupam mais com a aparência, do que com o caráter, se a pessoa é batalhadora e se tem compromisso com Deus.

4º Motivo) PORQUE QUEREM FUGIR DO AMBIENTE FAMILIAR

Quantas pessoas vêem o casamento como uma forma de fugir da realidade difícil na família e casam-se sem um amor verdadeiro? Isso é um grande erro, pois a situação pode se tornar pior do que já era antes. Quem se casa por esse motivo, não percebe que um dos problemas da infelicidade do lar, talvez seja ele(a) mesmo! E, por não enfrentar essa realidade antes de casar, ele(a) simplesmente levará o problema para o novo lar, tornando tudo mais difícil. 

5º Motivo)  POR CAUSA DA APARÊNCIA FÍSICA

Muitas vezes um casamento está baseado somente na aparência física. O rapaz namora só porque acha a garota linda. Ele fica bem só de pensar que conseguiu conquistar aquele “Troféu” e agora está "bem representado" por onde for. Se você pensa que será feliz somente se casar com a pessoa mais lindo do mundo, quero lhe fazer algumas perguntas:

a) Assim que você estiver casado, você acha que a aparência dele(a) irá ajudá-lo a enfrentar as provações da vida?
b) Se você ficar irritado com ele(a), acha que a aparência dele(a) ajudará a acalmar sua raiva? Pode ter certeza que não! Nessas horas a aparência não ajuda nem um pouco.
c) Você acha que o seu namorado(a)  gosta mais de um elogio sobre a sua aparência do que sobre a sua personalidade? Se ele(a) estiver mais preocupado(a) com a beleza exterior, isso pode ser um sinal de que o relacionamento precisa se aprofundar mais, para que seja verdadeiro. 

Eu citei apenas estes 5 motivos errados no qual as pessoas se casam, mas sabemos que há muitos outros, sendo o principal erro: casar com alguém achando que dá para ser feliz sem Deus! Em 1 Coríntios 13 você também verá que o amor é paciente, benigno, não arde em ciúmes, não se enfurece e essas qualidade são a base para um relacionamento bem-sucedido. Por isso, faça uma avaliação do seu relacionamento e pergunte a si mesmo: Será que estas características existem no meu namoro ou noivado? Será que estamos buscando viver de forma que agrada a Deus? 

Lembre-se: a decisão sobre com quem você vai se casar é muito importante. Por isso decida seguir a Deus acima de tudo e quem quiser estar com você, deverá seguí-Lo também. Se você é solteiro e ainda não encontrou a pessoa ideal, entregue esta área de sua vida a Ele. Provérbios 3:5,6 diz: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não se apóie em seu próprio entendimento. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas." (Provérbios 3:5,6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário