sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Você sabe usar o óleo de argan?






Lidar com os cabelos ressecados dá trabalho e até desanima - no dia a dia, muitas mulheres preferem manter os fios presos a ter de ficar dando explicações sobre os produtos que usa ou tratamentos que já experimentou, sem sucesso. Se você não aguenta mais os elásticos ou os coques, tem no óleo de argan uma esperança: extraído de uma árvore que cresce na região sudoeste do Marrocos (por isso, também conhecido como Morrocan oil ), o produto tem na composição 80% de gorduras insaturadas. "Isso faz do óleo de argan um ótimo lubrificante e emoliente", afirma o médico tricologista Luciano Giovanni Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia. Isso quer dizer que o óleo restaura a hidratação natural do cabelo, além de dar lubrificação extra aos fios - assim eles se recuperam mais rapidamente.

Mas os resultados positivos dependem de alguns cuidados tanto na forma quanto na quantidade de aplicação do óleo de argan.

Faça o teste e veja se você está por dentro das recomendações indicadas pelos profissionais.

 http://www.minhavida.com.br/beleza/testes/14894-voce-sabe-usar-o-oleo-de-argan



Pergunta 1: O óleo de argan é indicado para quem tem cabelo oleoso?

Nota: Quem tem o cabelo excessivamente oleoso ou com seborreia (dermatite seborreica do couro cabeludo) deve lançar mão de outros produtos ao invés do óleo de argan. Isso porque os fios podem ficar mais oleosos e pesados com o morrocan oil. Em cabelos não tão oleosos ele pode ser usado, mas só nas pontinhas e nunca na raiz. Além disso, o produto deve ser evitado por pessoas que tenham alergia ou sensibilidade aos componentes da fórmula, problema detectável caso a pele fique irritada após o contato com o produto.


Pergunta 2: Para que tipos de cabelos o óleo de argan é mais indicado?

Nota: "A indicação principal do óleo de argan é para tratar cabelos desidratados ou ressecados", afirma o dermatologista e tricologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo. Nesse grupo entra quem tem cabelos secos, quebradiços ou que sofreram agressões químicas constantes, como tinturas e alisamentos. Homens e mulheres com cabelos ondulados ou crespos (textura que dificulta que o óleo natural se espalhe ao longo dos fios, aumentando a hidratação) também terão bons resultados com o óleo de argan.


Pergunta 3: O óleo de argan trata o cabelo ou apenas melhora o aspecto dos fios?

Nota: Valcinir Bedin explica que o óleo de argan age apenas de maneira superficial nos fios. Isso ajuda a proteger o cabelo contra novas agressões, mas não provoca mudanças mais profundas no bulbo capilar. O óleo de argan é uma substância exclusivamente de uso cosmético, com indicação estética.


Pergunta 4: Como deve ser aplicado o óleo de argan?

Nota: Se você passar o óleo de argan na raiz dos cabelos - local em que é produzido o sebo - a oleosidade vai aumentar e o cabelo vai ficar pesado. "A melhor opção é passar o produto no comprimento dos fios, mantendo uma distância de, no mínimo, três centímetros da raiz", aconselha Luciano.


Pergunta 5: Qual é a melhor forma de aplicação?

Nota: Luciano Barsanti orienta a passar uma pequena quantidade do óleo (algumas gotinhas) nos cabelos, massageando suavemente após o último enxágue da lavagem dos cabelos. Outra opção é usar como finalizador após a escova. O especialista dá a dica: para aumentar a eficácia, aqueça o óleo de argan em banho-maria ou no micro-ondas, deixando-o com uma temperatura morna antes de aplicar.


Pergunta 6: É indicado usar o óleo de argan antes da chapinha?

Nota: O tricologista Luciano explica que óleo de argan não pode jamais ser usado antes da chapinha. "O óleo em contato com a superfície quente da chapinha "frita" o cabelo, danificando os fios profundamente", afirma.


Pergunta 7: E antes do secador, pode usar?

Nota: Luciano explica que o Morrocon oil pode ser usado antes do secador, desde que o aparelho esteja em temperatura morna e permaneça a 30 centímetros dos fios. Usar o secador na temperatura quente aumenta a temperatura do óleo e, consequentemente, danifica as camadas de queratina do fio.


Pergunta 8: É indicado adicioná-lo à tintura ou ao xampu?

Nota: "Adicionar o óleo de argan ao xampu ou à tintura pode alterar a composição original dos produtos, com isso sua eficácia pode ser perdida", explica Luciano. Por exemplo: um xampu pode perder sua capacidade adstringente se o óleo for adicionado à sua composição.


Pergunta 9: Quais marcas são mais indicadas?

Nota: Para escolher uma marca confiável de óleo de argan, é fundamental que tenha a avaliação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no rótulo produto. "Também é importante que o consumidor, antes de comprar ou utilizar um produto, leia o rótulo, veja as indicações e contraindicações e não se deixe levar exclusivamente pelos modismos", afirma o médico Luciano Barsanti.


Pergunta 10: Os xampus que têm óleo de argan na composição são eficientes?

Nota: "Fórmulas de xampu que contêm o óleo de argan têm ação discutível, porque o produto é enxaguado rapidamente e não tem tempo de agir", afirma Luciano. Máscaras, leave-in e condicionadores têm ação mais efetiva pois há um tempo de espera depois que são aplicados no cabelo.



 Fonte : http://www.minhavida.com.br/guias/cabelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário